top of page

Atividades em Destaque

Exposição "Sardinhas Festas de Lisboa" 8º A, B e C

Junho a setembro, 2015

As disciplinas de Artes e Ofícios e Educação Visual pretendem dar o conhecimento de materiais e técnicas para os transformar em utensílios visando a criatividade transferindo conhecimentos tecnológicos de outras áreas, procurando dar um sentido integrado ao trabalho escolar, à formação pessoal e futura formação profissional e académica.

 

 

 

 

 

 

Exposição Educação Visual 9º E

Junho, 2015

· Maquetes de estudo com materiais recicláveis representativas de uma obra de arquitetura/engenharia -  participação na exposição ECO ESCOLAS;

. Filmes de animação - curtas metragens, com base no tema PREVENÇÂO, abordado em Ciências da Natureza. 

 

Exposição 7º G - PCA “As artes são formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção..."

Junho, 2015

Trabalhos desenvolvidos com os alunos do 7ºG - PCA, na disciplina de Artes e Ofícios (participação no projeto PMI):

 

Recuperação de mobiliário escolar

·    móvel/ armário para a biblioteca

·    Mesas de apoio em BD

Recuperação de técnicas como o tricot e tecelagem

·    tapetes

·    cachecóis, gorros e golas

·    manta -  participação no projeto TRICÔ - dinamizado pela ilha do pico, Açores

Construção de objetos reutilizando materiais recicláveis - participação na exposição ECO ESCOLAS

·    ninho de pássaros 

·    estacas decorativas para a horta dos alunos da sala do ensino especial

·    pulseiras com as caricas das garrafas

·    Flores com rolos de papel

·    Aranhas decorativas, no âmbito da comemoração do Halloween, com rolos de pape - decoração do espaço escolar 

 

Objetivos:

  • Conhecer as artes decorativas patrimoniais.

  • Aplicar as artes decorativas através de processos técnicos elementares

  • reutilização e recuperação de matérias recicláveis

Exposição 9º ano - Arte Contemporânea

Maio 18 a 5 junho, 2015

    Encontra-se patente na nossa Biblioteca uma mostra de trabalhos do 9º ano sobre "Arte Contemporânea".  São  objetivos desta exposição: reconhecer o âmbito da arte contemporânea em termos de representação e de discurso; refletir sobre  o papel das manifestações culturais; e, ainda, reconhecer o papel dos acontecimentos históricos, como o final da 2ª Guerra e o aparecimento da máquina fotográfica, no panorama da pintura moderna, mais propriamente no surgimento do cubismo, do pontilhismo, do expressionismo, do abstracionismo e em tantos outros movimentos até aos nossos dias...instalações, site-especific, performances, land art. ready-made...

    Foi pedido a cada aluno , individual ou em grupo, que interpretasse uma obra de um artista plástico contemporâneo ou modernista, de preferência português. O ponto de partida foi a visita de estudo à exposição individual de VIHLS, Alexandro Farto, em Setembro deste ano letivo, ao Museu da Eletricidade em Lisboa.

    Questionou-se o conceito de Museu, na arte contemporânea, e o de Galeria de Arte. Compreendeu-se o tom provocatório e crítico, a expressividade e as experiências emocionais fortes que esta arte provoca no observador. A ausência de regras pré-estabelecidas que emanam destas obras e a liberdade na escolha dos materiais usados: sons, imagens, objetos do quotidiano, recicláveis, descontextualizados, contribuem para este efeito.

    Da interdisciplinaridade com História, foram avivados os movimentos da Arte Moderna: o Cubismo, o Fauxismo, o Expressionismo, o Pontilhismo, o Abstracionismo entre outros, cuja procura de vários caminhos por parte dos artistas libertou a arte de uma só definição e aproximou-a do quotidiano.

    Depois de criar uma peça bi ou tridimensional, com materiais reciclados (cadeiras, sapatos, talheres de plático, "abatjours", rendas...), telas, técnicas mistas com papel, cola e fita-cola, arame e tintas... os alunos  expuseram os seus trabalhos na Biblioteca, devidamente legendados - com alusão à obra de arte interpretada.

    Anteriormente, cada aluno pesquisou a vida e a obra do seu artista plástico, que juntamente com a sua criatividade, gosto e intenção estética, apresentou ao grupo turma. Foi redigido um pequeno texto - memória descritiva- e entregue à professora.

    Foram assim desenvolvidas também a capacidade crítica, interpretativa e de síntese, em interdisciplinaridade com a expressão escrita de Português.

 

Exposição 6º E

Maio 18, 2015

Trabalho de ilustração das obras literárias "Ali Babá e os 40 Ladrões" (conto adaptado por António Pescada) e "Ulisses" de Maria Alberta Menéres, realizado pela turma do 6ºE na disciplina de Educação Visual em parceria com a disciplina de Português.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana da História

Abril 25 a 8 de maio, 2015

Realizou-se na Escola do Agrupamento, em conformidade com o PAA, a Semana da História dinamizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

A presente edição incluiu para além da Conferência e Exposição dos "100 anos da Grande Guerra" já citadas, as Olímpiadas de História e de EMRC, momentos musicais com a participação das turmas A, B e C, do sexto ano, com a coordenação do professor Hélder Gonçalves,  uma mostra gastronómica entre docentes com o intuito de divulgar a riqueza e diversidade culinária do país e exposições com temas diversos, de acordo com os conteúdos programáticos lecionados numa valorização do trabalho individual e/ou grupo perspetivando-se o enriquecimento do "Aprender Fazendo".

Semana da História - Exposição "100 anos da Grande Guerra"

Abril 28 a 8 maio, 2015

Na Biblioteca do Agrupamento de Escolas João Villaret encontra-se patente a Exposição "100 anos da Grande Guerra e a luta pela Paz"  numa campanha de divulgação de causas e consequências da Primeira Guerra Mundial.

Nesta segunda-feira (28), completam-se cem anos do início da 1ª Guerra Mundial (1914-1918). O conflito foi o primeiro a envolver países dos cinco continentes e deixou cerca de 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos, além de resultar na queda de quatro impérios (Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano).

 

 

 

 

Semana da História - Conferência: "Os 70 anos da Liberdade de Auschwitz" por Dr. Ricardo Presumido

Abril 28, 2015

    Profundo conhecedor de História Contemporânea, Ricardo Presumido, professor de história, Pós-Graduado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem-se dedicado à Memória e ao Ensino do Holocausto, sendo fundador e Vice-Presidente desde 2009 da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto. Ao longo da sua carreira docente tem participado em várias palestras, formações e projetos sobre a temática da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto no ensino básico, secundário e universitário.

    Dinamizou também um Ciclo de Cinema sobre a II Guerra Mundial e o Holocausto que conta já com três edições. Nos últimos anos organizou ainda Seminários sobre Rodas, viagens sobre a Memória do Holocausto na Europa, nomeadamente na Polónia, Alemanha, Europa Central (República Checa, Áustria e Hungria), Bélgica, Holanda e Países Bálticos.

 

    A História, enquanto disciplina que recorda o passado,  não deixa de ser um importante instrumento de alerta, para que crimes idênticos não se repitam. No dia 27 de Janeiro de 2015, ano em que se comemora também o septuagésimo aniversário do final da II Guerra Mundial, decorrem precisamente os mesmo 70 anos da libertação, pelas tropas soviéticos, de Auschwitz, nome que é um símbolo do maior crime cometido contra a humanidade – o Holocausto, ou Shoah. Ou seja, o extermínio de pessoas, pelo simples facto de terem nascido judeus, considerados pelos nazis como fazendo parte de uma “raça” que não mereceria, segundo eles, habitar a face da terra.

 

 

 

 

 

Semana da História - "Os muros falam"

Abril 25, 2015

Das pinturas murais à exposição...

A mostra propõe lembrar "25 de abril de 1974".

 

 

"Foram dias foram anos a esperar por um só dia.
 Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
na esperança de um só dia."
                                                         Manuel Alegre

 

 

Exposição "Cultura Portuguesa no Século XX (até à década de 70): a inspiração dos contemporâneos"

Abril 13 a 24, 2015

 

    Esta exposição contribui para um melhor conhecimento e divulgação das obras de alguns dos grandes nomes associados à nossa criação artística. O que de mais representativo foi produzido neste período e que reflete a nossa identidade enquanto portugueses.

    "Ler Miguel Torga e Ferreira de Castro; desfrutar a poesia de Fernando Pessoa ou de Eugénio de Andrade; admirar Amadeo de Sousa Cardoso ou Almada Negreiros; apreciar a música de Luís Freitas Branco e Fernando Lopes Graça; olhar o cinema através da tela de Manoel de Oliveira ou de Fonseca e Costa e finalmente passar pelo teatro e recordar Raul Brandão ou Luis de Sttau Monteiro, são algumas das propostas apresentadas para melhor conhecer a cultura do século passado."

in catálogo Mostra Documental, Biblioteca Municipal José Saramago, Loures.

 

 

 

Semana da Leitura - "Concurso Um leitor Um Sonhador"

Abril 16, 2015

Audição de textos e entrega de prémios e Diplomas aos alunos selecionados no âmbito do Concurso "Um Leitor, um Sonhador".

 

 

... e a turma do Fanqueiro, numa visita guiada por alguns alunos do 6º ano, turma C, visitou a Biblioteca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana da Leitura - "Partilha de Leituras"

Abril 13 a 17, 2015

Momentos mágicos de partilha... com  o objetivo de proporcionar um constante e regular contacto com a leitura, feita em contexto curricular.

Deixamos um pequeno apontamento da partilha efetuada pelos alunos do 2º Ciclo na disciplina de Português.

 

 

 

 

 

 

Exposição “Rota das especiarias e do Chá”

Abril 13, 2015

A partir da exposição, pretende-se contar a história das especiarias e
do chá, origens usos e benefícios. Especiarias como a pimenta de
Cochim, a canela do Ceilão ou o cravinho das Molucas, ou o chá preto,
verde ou jasmim, que cativaram os portugueses que desembarcaram nas
naus da "Carreira da Índia". As especiarias e os chás, são alguns dos
ingredientes que diariamente enriquecem a nossa alimentação e cuja
história remonta a muitos séculos atrás. Apetecidas pelos seus sabores
e aromas, são também utilizadas para fins curativos, devido aos
poderes mágicos que lhes são atribuídos. Os trabalhos foram feitos
pelos alunos das turmas do 8ºA, B e C, no âmbito das disciplinas de
História e Educação Visual.

Exposição "8 Escritoras 8 Mulheres"

Abril 6, 2015

Exposição de homenagem a "8 Mulheres 8 Escritoras" , integrada no ãmbito do Dia Internacional da Mulher, que o leitor deveria conhecer. Propõe-se a divulgação de alguns aspetos das suas vidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição de Ed. Tecnológica

Março 9,2015

Exposição de Educação Tecnológica,

presente na biblioteca até dia 13 de março.

Trabalhos Expostos

Março 2, 2015

Trabalhos de Educação Visual expostos no

corredor sobre variados

temas feitos por várias turmas. 

Dia Internacional do Holocausto

Fevereiro 27, 2015

No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que anualmente se comemora no dia 27 de janeiro, a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência realizou um webinar subordinado ao tema Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro. 
Este webinar, realizado com a presença da Dra. Esther Mucznik e Dr. Ricardo Presumido da Memoshoá, pode constituir um significativo instrumento didático-pedagógico para o ensino do Holocausto e está disponível em - 
http://webinar.dge.mec.pt///.

"D. Afonso Henriques, o conquistador", pela Companhia de Teatro Espantástico.

Fevereiro 23, 2015

O Departamento de História e Ciências Sociais,  em articulação com a Biblioteca, convidaram a Companhia de Teatro Espantástico, para a dinamização da peça interativa “D. Afonso Henriques, o Conquistador”. Os alunos poderam usufruír desta atividade, que se revelou muito educativa e divertida. Através da participação na peça, os alunos trabalharam conteúdos relacionados com a história.

 

Dia dos Namorados

Fevereiro 14, 2015

O Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro.

Exposição Ciências FÍsico-QuÍmicas

Fevereiro 2, 2015

O sistema solar é formado por um conjunto de 8 planetas e outros corpos celestes.

Esta exposição foi feita pelos alunos das turmas do  7º B e E  com as professoras Rita Lorena e Cristina Rodrigues.

Está disponível na biblioteca escolar entre os dias 19 de Janeiro a 16 de Fevereiro.

Halloween

19‎ de ‎Dezembro‎ de ‎2014

Na nossa escola o Halloween é comemorado assim,

juntamente com toda a comunidade escolar.

Please reload

bottom of page