top of page
2020-2021
PNL_2020_CNL_BannerSite_Logos_5junho_edi
2017-2018

Concurso de leitura e escrita

 “Um leitor, um sonhador...” com o TEMA :  “Povos diferentes, diferentes saberes”.

Consulta o Regulamento do Concurso clicando no seu título.

Concurso

Media@ção

 

Embora na continuidade do anterior - 7 Dias / 7 Dicas sobre os Media - e com os mesmos objetivos - fomentar o uso crítico, responsável e criativo dos media, e a liberdade de expressão - o concurso que é lançado este ano tem alterações significativas, de que se destaca:

. Um novo título, Media@ção;

. Obrigatoriedade de todos os trabalhos apresentarem uma narrativa;

. Os formatos vídeo, spot publicitário ou podcast passam a ser os únicos aceites.

 

Consulta o Regulamento do Concurso clicando no seu título.

2016-2017

Concurso

7 Dias / 7 Dicas sobre os Media

 

O concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), realizada em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A candidatura ao concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media tem por finalidade a produção de dicas sobre os media (alertas, recomendações, conselhos, ...), em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz).

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto 7 dias com os media, uma operação nacional de sensibilização para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no quotidiano de todos nós.

 

Consulta o Regulamento do Concurso clicando no seu título.

Concurso de leitura e escrita “Um leitor, um sonhador...”

Este ano com o TEMA :  “O prazer de ler…”.

 

Finalidade

      Este concurso pretende promover a articulação entre todas as escolas do Agrupamento, desde o Pré-escolar até ao 3º ciclo, tendo por base a produção escrita individual ou coletiva e a sua leitura expressiva, partilhada e valorizada socialmente, integrando múltiplos suportes.

 

Objetivos

  • Promover articulação entre escolas e diferentes graus de ensino;

  • Desenvolver parcerias para a rentabilização de recursos educativos e para promover o desenvolvimento curricular;

  • Promover a criatividade;

  • Promover o gosto pela leitura e escrita;

  • Fomentar a participação em concursos;

  • Desenvolver a expressão e compreensão escrita/oral;

  • Dar visibilidade social às aprendizagens divulgando os processos e os produtos de aprendizagem com recurso a ferramentas WEB 2.0 da Escola e da Biblioteca.

 

 

Participantes

      O concurso destina-se a todos os alunos do agrupamento e encontra-se dividido em quatro escalões:

      - Pré-escolar e 1º ano;

      - 2º, 3º e 4ºanos;

      - 5º e 6º anos;

      - 7º, 8º e 9ºanos.

 

Calendarização

     Início do concurso - 24 de outubro de 2016 (integrado na comemoração do dia da Biblioteca Escolar e no mês internacional das bibliotecas escolares).

     1ª Eliminatória – realiza-se nas salas de aula orientada pelos docentes da educação pré-escolar, pelos professores titulares de turma e pelos professores da disciplina de português. O docente deverá selecionar um trabalho por turma / grupo, até 16 de dezembro de 2016.

      2ª Eliminatória – realiza-se em cada escola do agrupamento. Tem como objetivo o apuramento de um trabalho, por ano de escolaridade, o qual integrará os trabalhos finais, até 31 de janeiro de 2017.

      O júri desta fase será constituído pelo coordenador de estabelecimento, por um dos professores bibliotecários do agrupamento (sempre que possível), por um docente representante do grau de ensino, por um elemento da comunidade educativa ou um elemento do pessoal não docente, sempre que possível ligado à biblioteca escolar.

    Os trabalhos selecionados em cada estabelecimento são objeto de gravação áudio digital, e em formato doc., sendo enviados como anexos em mensagem dirigida a bibliotecacrejvillaret@gmail.com.

      Em caso de necessidade os professores bibliotecários garantem a respetiva gravação, por solicitação dos docentes.

      Final – realiza-se na BE/CRE da sede do agrupamento a 29 de março de 2017 e serão apresentados os trabalhos selecionados.

 

Critérios de avaliação

      A final do concurso tem como objetivo apurar os melhores trabalhos escritos e a melhor apresentação oral dos mesmos. Ao longo das várias eliminatórias do concurso, os professores/júris terão os seguintes critérios de seleção, pontuados de 1 a 5 pontos:

- Correção morfológica e sintática;

- Clareza de ideias e conceitos;

- Riqueza vocabular;

- Criatividade;

- Fluência de leitura;

- Expressividade;

- Respeito pela pontuação/entoação;

- Articulação.

 

Tema e modalidade

O tema é: “O prazer de ler”.

O tipo de texto a produzir é livre.

Cada produção escrita pode ser individual ou coletiva.

Todos os trabalhos têm de ser originais e inéditos.

 

Normas de produção

     Cada trabalho escrito, em todas as fases do concurso, deve ter em conta os critérios finais. No 1º escalão, cada docente regista a produção oral das crianças até um máximo de 400 palavras.

      Em todos os outros escalões, os autores respeitam o mesmo número máximo de palavras e um número mínimo de 150 palavras.

Cada texto é produzido em Trebuchet MS, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. As margens têm 3 cm lateralmente e 2,5 cm na parte superior e inferior da página. Todos os textos são obrigatoriamente enviados até 16 de dezembro de 2016 em suporte digital para bibliotecacrejvillaret@gmail.com, com a identificação do estabelecimento de ensino, da turma, do ano, do docente e do (os) autor(es).

     Para a 2ª eliminatória do concurso, cada trabalho pode ser apresentado pelo(s) autor(es) ou por colegas da mesma turma que deles tenham recebido autorização.

 

Prémios e valorização social

      Todos os autores dos trabalhos apresentados a concurso recebem um certificado de participação. Os autores dos trabalhos selecionados para a fase final recebem prémios de participação/livros. Todos os trabalhos presentes nas várias fases do concurso serão divulgados na plataforma Moodle do agrupamento, no site e blog das bibliotecas do Agrupamento de Escolas João Villaret, integradas na RBE.

 

 

Carla Cupido, Idalina Rodrigues e Paula Natálio

 

bottom of page